Estudos e Projetos
Descrição
TERRAPLENAGEM - O projeto de terraplenagem informa e demonstra o limite do terreno, identificando a dimensão real do mesmo e ainda, indica a proposta de terraplenagem necessária contendo dimensões planimétricas e níveis de platôs, taludes, rampas.
GEOMÉTRICO - O projeto geométrico de uma via é o processo de correlação entre os seus elementos físicos e as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança e conforto. Os critérios para este projeto baseiam-se em princípios de geometria, física e nas características de operação dos veículos.
PAVIMENTAÇÃO - O projeto de pavimentação define a estrutura que deverá ser construída após terraplenagem e destinada a resistir e distribuir ao terreno os esforços verticais produzidos pelo tráfego, melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança e resistir aos esforços horizontais que nela atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA - O projeto de sinalização viária divide-se basicamente em dois grandes grupos: horizontal e vertical. O primeiro constitui-se na pintura de linhas, setas e dizeres sobre as vias e em suas respectivas interseções e, tem como função regulamentar, advertir e/ou indicar aos usuários da via, de modo a tornar mais eficiente e segura a operação e utilização da mesma. Já o projeto de sinalização vertical tem por finalidade controlar o trânsito através da comunicação visual pela aplicação de placas e painéis, sobre as faixas de trânsito ou em pontos laterais às vias.
ÁGUA - O Sistema de Abastecimento de Água envolve desde a adução da água em um corpo hídrico, o tratamento desta água em uma ETA (Estação de Tratamento de Água) para torná-la potável, uma rede de distribuição urbana (Tubulações Subterrâneas) desta água e por fim, a ligação domiciliar que proporcionará o fornecimento de água para a população.
ESGOTO - O Sistema de Esgotamento Sanitário contempla a coleta de esgoto do domicílio, uma rede de transporte urbana (Tubulações Subterrâneas) deste material até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que realizará o tratamento deste esgoto e por fim, a adequada destinação final do mesmo.
DRENAGEM PLUVIAL - O Projeto de Drenagem Pluvial é responsável pelo escoamento adequado da água de chuva, impedindo alagamentos e transtornos causados pelo acúmulo desta água. É composto por uma rede de coleta urbana (Tubulações e Galerias Subterrâneas), denominada microdrenagem, que direciona esta água para a rede de macrodrenagem (Sistemas Hídricos), a qual se encarregará do transporte e a adequada destinação final da mesma.
GÁS - O Projeto de Gás contempla o planejamento da rede de distribuição urbana (Tubulações Subterrâneas), com suas respectivas válvulas para controle e operação do sistema.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA - O Projeto de Iluminação Pública contempla uma rede de distribuição (Dutos Subterrâneos ou Aérea) com circuitos e sistemas de controle planejados de acordo com a demanda do cliente. Em caso de revitalização de área com sistema existente, o projeto também deverá contemplar a retirada do posteamento, uma vez que o mesmo é patrimônio público.
ELÉTRICA - O Projeto de um Sistema Elétrico contempla desde a alimentação, ou seja, de onde virá a energia necessária para atender a demanda da população da área de estudo, seguido por uma rede de distribuição urbana (Dutos Subterrâneos ou Aérea) e por fim, a ligação domiciliar que proporcionará o fornecimento desta energia para a população.